TEXTO
"Não digo
que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, PORQUE
isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às
sardas e espinhas; MAS também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda
ou espinha, não."
1-No período
anterior, PORQUE e MAS introduzem, respectivamente, as idéias de
a) causa e
conclusão.
b) explicação e oposição.
c) conseqüência
e oposição.
d) oposição e
alternância.
e) conclusão e
conseqüência.
2-A relação
semântica expressa pelo termo LOGO no verso "Não tenho, LOGO, mais que
desejar" ocorre igualmente em:
a) Não se
lembrou de ter um retrato do menino. E LOGO o retrato que tanto desejara.
b) Acendia, tão
LOGO anoitecia, um candeeiro de querosene.
c) É um ser humano, LOGO merece nosso respeito.
d) E era LOGO
ele que chegava a esta conclusão.
e) Adoeceu, e
LOGO naquele mês, quando estava cheio de compromissos.
TEXTO
"Foi um
técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua
reputação de vestiário."
3-Começando a
frase por
"Nunca conseguiu uma reputação no
campo à altura da sua reputação de vestiário", para manter a mesma relação
lógica expressa na frase dada inicialmente deve-se continuar com:
a) enquanto
foi...
b) na medida em
que era...
c)
ainda que tenha sido...
d) desde que
fosse...
e) porquanto
era...
4-Não, nós não
somos VAGABUNDOS.
Assinale a
alternativa em que a função sintática de "vagabundo" coincide com a
do(s) termo(s) em destaque.
a) A ociosidade
ensina muitas coisas PERNICIOSAS.
b) Cabeça vazia é OFICINA DO DIABO.
c) Tem como
personagens Frank e Ernest, OS DESLEIXADOS E OPORTUNISTAS REPRESENTANTES DO
HOMEM COMUM.
d) Paul
Lafargue, UM FRANCO-CUBANO CASADO COM LAURA, foi pouco compreendido.
e) Escreveu
"Direito à Preguiça", uma desnorteante e - SÓ NA APARÊNCIA -
paradoxal análise da alienação.
5- Assinale a
opção que traz corretas classificações do sujeito e da predicação verbal.
a) "Houve... uma considerável quantidade" - sujeito
inexistente; verbo transitivo direto.
b) "que
jamais hão-de ver país como este" - sujeito indeterminado; verbo
transitivo indireto.
c) "mas
reflete a pulsação da inenarrável história de cada um" - sujeito simples;
verbo transitivo direto e indireto.
d) "que se
recebe em herança" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
e) "a quem
tutela" - sujeito simples; verbo intransitivo.
6-Entre as
frases a seguir somente UMA apresenta sujeito indeterminado. Assinale-a.
a) Há a marca
da vida nas pessoas.
b)
Não se necessita de lavadeira.
c) Vai um
sujeito pela rua.
d) Não se
engomou seu paletó.
e) Pede-se um
pouco de paciência.
.
É possível que
já tenha ouvido a música "Admirável chip novo", cuja letra
apresentamos a seguir.
"Pane no
sistema, alguém me desconfigurou
Onde estão meus
olhos de robô?
Eu não sabia,
eu não tinha percebido
Eu sempre achei
que era vivo
Parafuso e
fluído em lugar de articulação
Até achava que
aqui batia um coração
Nada é
orgânico, é tudo programado
E eu achando
que tinha me libertado.
Mas lá vêm eles
novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o
sistema
Pense, fale,
compre, beba
Leia, vote, não
se esqueça
Use, seja,
ouça, diga
Tenha, more,
gaste e viva
Pense, fale,
compre, beba
Leia, vote, não
se esqueça
Use, seja,
ouça, diga...
Não senhor, sim
senhor, não senhor, sim senhor
Mas lá vêm eles
novamente e eu sei o que vão fazer: reinstalar o sistema"
(Pitty)
7- (UFPEL)
Na letra, há referência a uma
entidade não definida nominalizada por "eles". NÃO fazem parte de
"eles":
a) As
necessidades criadas ou estimuladas pela publicidade.
b) As ideias
reproduzidas e cobradas pelas escolas.
c) Os
instintos vitais que nos impõem determinadas necessidades.
d) Os dogmas
apresentados pelas religiões.
e) As regras de
convívio social.
8-(UFPEL)
Analise as seguintes afirmações
sobre a letra da música.
I. A música
aborda a opressão do sistema sobre o indivíduo a partir da metáfora de um ser
humano transformado em robô.
II. Os
responsáveis pela manipulação do robô não oferecem espaço senão para o ser se
libertar definitivamente dos ditames de nossa sociedade.
III. A
propaganda opressora que visa ao consumo é apresentada com tintas mais
carregadas do que aquela que meramente estimula o ser a determinadas ações. O
que resulta disso é uma ideia de sufocação na música.
IV. A
propaganda é tomada na letra em seu sentido mais amplo, não se restringindo
apenas a produtos, mas também a atitudes, conceitos.
Estão CORRETAS
apenas:
a) I
e IV.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) II, III e
IV.
e) IV.
TEXTO
“Começa
assim: "Muito antes de existir o Rio de Janeiro, hoje quatrocentão,
existia o rio Carioca. Aquele ficou sendo rio por engano. O Carioca, esse já o
era, havia séculos. Talvez por isso a contradança das coisas humanas fez do que
não era rio um Rio para sempre, e do que o era de fato, ao nascer o outro, uma
reles galeria de águas pluviais, quando o falso rio completa o seu quarto
centenário. 'Das Caboclas' era também seu nome".”(Antônio Callado)
9-(UNIRIO)Assinale
a opção que contém o nexo sintático que melhor estabeleceria a ligação entre
"AQUELE FICOU SENDO RIO POR ENGANO" - e - "CARIOCA, ESSE JÁ O
ERA, HAVIA SÉCULOS".
a) e
b) portanto
c) enquanto
d) se
e) logo
TEXTO
A FUGA
“Mal colocou o papel na máquina, o
menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
- Pára com esse barulho, meu filho -
falou, sem se voltar.
Com três anos, já sabia reagir como
homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho,
só estava empurrando uma cadeira.(...)”
10- A palavra
MAL pode apresentar diversas
morfologias.No primeiro parágrafo, a palavra é usada como conjunção.Indique o
valor semântico expresso por ele no período:
a- Explicativo
b- Conclusivo
c- Causal
d- Temporal
e- consecutivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário