terça-feira, 28 de março de 2017

TESTE DE LP -TREINAMENTO

TEXTO

"Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, PORQUE isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; MAS também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não."

1-No período anterior, PORQUE e MAS introduzem, respectivamente, as idéias de
a) causa e conclusão.
b) explicação e oposição.
c) conseqüência e oposição.
d) oposição e alternância.
e) conclusão e conseqüência.


2-A relação semântica expressa pelo termo LOGO no verso "Não tenho, LOGO, mais que desejar" ocorre igualmente em:
a) Não se lembrou de ter um retrato do menino. E LOGO o retrato que tanto desejara.
b) Acendia, tão LOGO anoitecia, um candeeiro de querosene.
c) É um ser humano, LOGO merece nosso respeito.
d) E era LOGO ele que chegava a esta conclusão.
e) Adoeceu, e LOGO naquele mês, quando estava cheio de compromissos.

TEXTO
"Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário."

3-Começando a frase por
         "Nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário", para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente deve-se continuar com:

a) enquanto foi...
b) na medida em que era...
c) ainda que tenha sido...
d) desde que fosse...
e) porquanto era...
        

4-Não, nós não somos VAGABUNDOS.

Assinale a alternativa em que a função sintática de "vagabundo" coincide com a do(s) termo(s) em destaque.
a) A ociosidade ensina muitas coisas PERNICIOSAS.
b) Cabeça vazia é OFICINA DO DIABO.
c) Tem como personagens Frank e Ernest, OS DESLEIXADOS E OPORTUNISTAS REPRESENTANTES DO HOMEM COMUM.
d) Paul Lafargue, UM FRANCO-CUBANO CASADO COM LAURA, foi pouco compreendido.
e) Escreveu "Direito à Preguiça", uma desnorteante e - SÓ NA APARÊNCIA - paradoxal análise da alienação.


5- Assinale a opção que traz corretas classificações do sujeito e da predicação verbal.
a) "Houve... uma considerável quantidade" - sujeito inexistente; verbo transitivo direto.
b) "que jamais hão-de ver país como este" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
c) "mas reflete a pulsação da inenarrável história de cada um" - sujeito simples; verbo transitivo direto e indireto.
d) "que se recebe em herança" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
e) "a quem tutela" - sujeito simples; verbo intransitivo.

6-Entre as frases a seguir somente UMA apresenta sujeito indeterminado. Assinale-a.
a) Há a marca da vida nas pessoas.
b) Não se necessita de lavadeira.
c) Vai um sujeito pela rua.
d) Não se engomou seu paletó.
e) Pede-se um pouco de paciência.
.
É possível que já tenha ouvido a música "Admirável chip novo", cuja letra apresentamos a seguir.

"Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Onde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado.
Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...

Não senhor, sim senhor, não senhor, sim senhor

Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer: reinstalar o sistema"
                                                                         (Pitty)



7- (UFPEL) Na letra, há referência a uma entidade não definida nominalizada por "eles". NÃO fazem parte de "eles":

a) As necessidades criadas ou estimuladas pela publicidade.
b) As ideias reproduzidas e cobradas pelas escolas.
c) Os instintos vitais que nos impõem determinadas necessidades.
d) Os dogmas apresentados pelas religiões.
e) As regras de convívio social.

8-(UFPEL) Analise as seguintes afirmações sobre a letra da música.

I. A música aborda a opressão do sistema sobre o indivíduo a partir da metáfora de um ser humano transformado em robô.
II. Os responsáveis pela manipulação do robô não oferecem espaço senão para o ser se libertar definitivamente dos ditames de nossa sociedade.
III. A propaganda opressora que visa ao consumo é apresentada com tintas mais carregadas do que aquela que meramente estimula o ser a determinadas ações. O que resulta disso é uma ideia de sufocação na música.
IV. A propaganda é tomada na letra em seu sentido mais amplo, não se restringindo apenas a produtos, mas também a atitudes, conceitos.

Estão CORRETAS apenas:
a) I e IV.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) IV.

TEXTO
“Começa assim: "Muito antes de existir o Rio de Janeiro, hoje quatrocentão, existia o rio Carioca. Aquele ficou sendo rio por engano. O Carioca, esse já o era, havia séculos. Talvez por isso a contradança das coisas humanas fez do que não era rio um Rio para sempre, e do que o era de fato, ao nascer o outro, uma reles galeria de águas pluviais, quando o falso rio completa o seu quarto centenário. 'Das Caboclas' era também seu nome".”(Antônio Callado)

9-(UNIRIO)Assinale a opção que contém o nexo sintático que melhor estabeleceria a ligação entre "AQUELE FICOU SENDO RIO POR ENGANO" - e - "CARIOCA, ESSE JÁ O ERA, HAVIA SÉCULOS".
a) e
b) portanto
c) enquanto
d) se
e) logo

TEXTO

A FUGA

         “Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
         - Pára com esse barulho, meu filho - falou, sem se voltar.
         Com três anos, já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, só estava empurrando uma cadeira.(...)”



10- A palavra MAL pode  apresentar diversas morfologias.No primeiro parágrafo, a palavra é usada como conjunção.Indique o valor semântico expresso por ele no período:

a- Explicativo
b- Conclusivo
c- Causal
d- Temporal
e- consecutivo



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