domingo, 14 de maio de 2017

SIMULADO DE LITERATURA- ROMANTISMO

1. (Unesp 1990)  Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa INCORRETA:

"Junto a meu leito, com as mãos unidas,
Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
Pálida sombra de mulher formosa
Entre nuvens azuis pranteia orando.
É um retrato talvez. Naquele seio
Porventura sonhei doiradas noites.
Talvez sonhando desatei sorrindo
Alguma vez nos ombros perfumados
Esses cabelos negros, e em delíquio
Nos lábios dela suspirei tremendo.
Foi-se minha visão. E resta agora
Aquela vaga sombra na parede
- Fantasma de carvão e pó cerúleo,
Tão vaga, tão extinta e fumarenta
Como de um sonho o recordar incerto."
                (AZEVEDO, Álvares de. VI Parte de "Ideias Íntimas". In: CÂNDIDO, A. & CASTELLO, J. A. PRESENÇA DA LITERATURA BRASILEIRA, vol. II, São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1968, p. 26)
a) Considerando os aspectos temáticos e formais do poema, pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como "geração do spleen" ou "mal do século".   
b) A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isso é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.   
c) O texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa construção é a alternância dos tempos verbais presente/passado.   
d) Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica, gênero privilegiado dentro desse movimento.   
e) Apesar de utilizar decassílado, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.   

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
1             "Dei o nome de PRIMEIROS CANTOS às poesias que agora publico, porque espero que não serão as últimas.
2             Muitas delas não têm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera convenção; adotei todos os ritmos da metrificação portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir.
3             Não têm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em épocas diversas - debaixo de céu diverso - e sob a influência de impressões momentâneas. (...)
4             Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena política para ler em minha alma, reduzindo à linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso, e as ideias que em mim despertam a vista de uma paisagem ou do oceano - o aspecto enfim da natureza. Casar assim o pensamento com o sentimento - o coração com o entendimento - a ideia com a paixão - colorir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com a vida e com a natureza, purificar tudo com o sentimento da religião e da divindade, eis a Poesia - a Poesia grande e santa - a Poesia como eu a compreendo sem a poder definir, como eu a sinto sem a poder traduzir."
 (DIAS, Gonçalves, Prólogo aos primeiros cantos)



2. (Cesgranrio 1994)  Gonçalves Dias, em seu "Prólogo aos primeiros cantos", expõe sua concepção de Poesia, que reflete as características da estética romântica.
Assinale o que CONTRARIA as ideias contidas nos três primeiros parágrafos, em relação a Gonçalves Dias.
a) A Poesia reflete os mais variados estados de espírito do poeta, sendo fruto da emoção momentânea.   
b) As suas poesias não apresentam apego à rigidez métrica, apresentando ritmos variados.   
c) Apesar de terem sido escritas em épocas diversas, constata-se a unidade de pensamento em suas poesias.   
d) Por serem fruto de criações sob influências locais distintas, suas poesias apresentam-se diferenciadas.   
e) A força poética de seus versos realiza-se na perfeita harmonia entre forma e conteúdo.   
  
3. (Uel 1994)  "É ela! é ela! - murmurei tremendo,
E o eco ao longe murmurou - é ela!
Eu a vi, minha fada aérea e pura -
A minha lavadeira na janela!"

Os versos acima são de Álvares de Azevedo e constituem um exemplo:
a) da idealização romântica da mulher amada.   
b) do intimismo sentimental de sua lírica mais pura.   
c) do fatalismo e da morbidez que dominaram seus versos.   
d) da veia irônica que caracteriza parte da sua obra.   
e) de timidez diante da típica musa da adolescência romântica.   
  
4. (Uel 1995)  O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século ....., retratando sobretudo .....; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de ..... .

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem:
a) XVII - a alta aristocracia - conto   
b) XVIII - o mundo burguês - folhetim   
c) XVIII - o mundo burguês - crônica   
d) XIX - o mundo burguês - folhetim   
e) XIX - a alta aristocracia - crônica   
  
5. (Unirio 1995)  SONETO

Perdoa-me, visão dos meus amores,
Se a ti ergui meus olhos suspirando!...
Se eu pensava num beijo desmaiando
Gozar contigo a estação das flores!

De minhas faces os mortais palores,
Minha febre noturna delirando,
Meus ais, meus tristes ais vão revelando
Que peno e morro de amorosas dores...

Morro, morro por ti! na minha aurora
A dor do coração, a dor mais forte,
A dor de um desengano me devora...

Sem que última esperança me conforte,
Eu - que outrora vivia! - eu sinto agora
Morte no coração, nos olhos morte!

Em relação ao soneto, podemos afirmar que:
a) há, na primeira estrofe, idealização da mulher amada.   
b) se evidencia, na terceira estrofe, a proximidade da morte física.   
c) há, na terceira estrofe, idealização do amor, da mulher e da morte.   
d) somente a quarta estrofe aponta o desencanto do poeta.   
e) ele pode ser considerado um exemplo da segunda fase do romantismo brasileiro.   
  
6. (Uel 1995)  Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Foi característica das preocupações ..... do poeta ..... tomar como protagonista de seus poemas a figura do ....., afirmando em seu caráter heroico, em sua bravura, em sua honra - qualidades que a rigor o identificavam com o mais digno dos cavaleiros medievais.
a) nacionalistas - Gonçalves Dias - índio brasileiro   
b) mitificadoras - Álvares de Azevedo - sertanejo solitário   
c) cosmopolitas - Castro Alves - operário nordestino   
d) ufanistas - Monteiro Lobato - caipira paulista   
e) regionalistas - João Cabral de Melo Neto - trabalhador rural   
  
7. (Fatec 1995)  "O indianismo dos românticos (...) denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira."
(Antonio Cândido, FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA)

Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:
a)  procurou ser uma cópia dos modelos europeus.   
b)  adaptou a realidade brasileira aos modelos europeus.   
c)  ignorou a literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.   
d)  deformou a tradição brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.   
e)  procurou adaptar os modelos europeus à realidade local.   
  
8. (Mackenzie 1996)  UM ÍNDIO

um índio descerá
de uma estrela colorida brilhante
de uma estrela que virá
numa velocidade estonteante
e pousará no coração do hemisfério sul na américa num claro instante
(...)
virá
impávido que nem muhammad ali
virá que eu vi
apaixonadamente como peri
virá que eu vi
tranquilo e infalível como bruce lee
virá que eu vi
o aché do afoxé filhos de ghandi
virá
                                                                             
                                                                              (Caetano Veloso)
O trecho anterior mostra, com uma visão contemporânea, determinado tipo de tratamento dado ao índio brasileiro em certo período de nossa literatura.
Assinale a alternativa em que aparecem os nomes de dois autores que manifestaram tal tendência.
a) Santa Rita Durão e Casimiro de Abreu.   
b) Gonçalves de Magalhães e Álvares de Azevedo.   
c) Castro Alves e Tobias Barreto.   
d) Fagundes Varella e Visconde de Taunay.   
e) Gonçalves Dias e José de Alencar.   
  
9. (Fuvest 1996)  Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica
a) pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.   
b) repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.   
c) constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.   
d) refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.   
e) cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.   
  
10. (Mackenzie 1996) 
Assinale a alternativa em que aparece um trecho de poema com claras características condoreiras.
a) "Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra,
E as promessas divinas da esperança..."   
b) "Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo"   
c) "Coração, por que tremes? Vejo a morte,
Ali vem lazarenta e desdentada...
Que noiva!... E devo então dormir com ela?...
Se ela ao menos dormisse mascarada!..."   
d) "Era a virgem do mar! na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!"   
e) "Minha terra tem macieiras da Califórnia
Onde cantam gaturamos de Veneza
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações."   

Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [B]  

Resposta da questão 2:
 [C]  

Resposta da questão 3:
 [D]  

Resposta da questão 4:
 [D]  

Resposta da questão 5:
 [E]  

Resposta da questão 6:
 [A]  

Resposta da questão 7:
 [E]  

Resposta da questão 8:
 [E]  

Resposta da questão 9:
 [B]  

Resposta da questão 10:
 [A]  



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário