domingo, 21 de maio de 2017

IBMEC- 2010 - DIREITO

O texto I é de autoria do grande poeta Manuel Bandeira, que foi o homenageado da sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro (Flip), em julho de 2009.

TEXTO I

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário

o cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja
fora de si mesmo

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante
exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes
maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

1) O texto 1 é a realização do programa poético da geração de 22 (primeira fase). A poesia modernista, sobretudo desta fase (1922 a 1928):
A) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e
indefiníveis
B) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista
C) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores
D) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica
E) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário

2) Assinale a alternativa falsa sobre o poema acima:
A) No texto, a forma exterior contradiz o conteúdo que expressa
B) O texto retoma, radicalizando-a, a noção de poesia própria do Romantismo
C) Somente a libertação total do rigor das regras poéticas e da obediência a modelos permite a expressão do “profundo sentir”, segundo “Poética”
D) Os versos de Bandeira exprimem a reação ao exagero formal que esvaziara o conteúdo poético dos poemas
E) O significado desses versos se opõe à concepção de poesia da escola parnasiana

3) Nas alternativas abaixo, estão listadas 4 palavras/expressões seguidas de seus respectivos
significados, como usadas no texto.
I– averiguar -investigar
II – cunho vernáculo – vocabulário estrangeiro
III – capitula – enumera em capítulos
IV – pungente – comovente e penetrante

Sobre elas, podemos afirmar que:
A) somente I é verdadeira
B) somente II é verdadeira
C) somente III é verdadeira
D) apenas I e IV são verdadeiras
E) apenas I e III são verdadeiras

4) O uso do vocábulo “antes” no verso “Quero antes o lirismo dos loucos”:
A) indica tempo anterior
B) pressupõe a existência de um lugar anterior
C) sugere uma ação passada num tempo passado
D) é equivalente ao emprego de “nesse ínterim” e “nesse meio tempo”
E) remete à idéia de preferência

5) Qual das características presentes nas alternativas abaixo é mais clara no poema de Bandeira?
A) liberdade formal
B) originalidade linguística
C) crítica aos estilos do passado
D) procura de novos temas
E) tentativa de originalidade

6) Além da função poética, sempre presente na poesia, quais as outras funções de linguagem mais
predominantes no texto?
A) função apelativa, pois o emissor refere-se constantemente ao destinatário e referencial
B) função metalingüística, pois discute a própria linguagem utilizada pelo emissor e função emotiva
C) função referencial, pois a mensagem é centrada no contexto e o emissor procura fornecer informações da realidade e função fática
D) função fática, pois o canal é posto em destaque pelo emissor e função metalinguística
E) função emotiva, pois mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor e função apelativa

7) As alternativas abaixo contem locuções preposicionadas retiradas do poema onde funcionam como adjuntos adnominais. Assinale aquela que possui função sintática diferente das demais:
A) “Estou farto do lirismo comedido”
B) “livro de ponto”
C) “manifestações de apreço”
D) “as sintaxes de exceção”
E) “O lirismo dos bêbedos”

8) Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I – O emprego do verso livre e a falta de uma pontuação mais rigorosa associam o poema a correntes de vanguarda
II – O vocábulo “barbarismos”, que aparece no poema, diz respeito a erros gramaticais de
pronúncia, grafia, de significação, estrangeirismos.
III – Nesse poema, Manuel Bandeira, ao mesmo tempo, propõe uma nova poética e critica a poesia tradicional
IV – Apenas nas estrofes 3 e 4 aparecem as críticas feitas pelo poeta
Assinale a opção verdadeira:
A) Somente as afirmações I e II estão corretas
B) Somente as afirmações II e III estão corretas
C) Somente as afirmações I, II e III estão corretas
D) Somente as afirmações I, III e IV estão corretas
E) Todas as afirmações estão corretas

9) O vocábulo “sobretudo” é utilizado diversas vezes no poema, nos versos: “Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais”, “Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção” e

“Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis”

Todas as alternativas abaixo substituem corretamente esse vocábulo da forma em que é usado no poema, exceto?

A) especialmente
B) principalmente
C) mormente
D) em cima de tudo
E) acima de tudo

10) Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras sobre o poema acima, EXCETO:

A) já no título do poema, o autor retrata a sua visão do que é fazer poesia
B) a concepção do autor de lirismo para uma poesia moderna não deve prescindir do uso correto da língua
C) o autor mostra sua rejeição a modelos rígidos de correção técnica parnasiana
D) ao mesmo tempo em que propõe uma nova poética, ele a realiza na prática
E) publicado em 1930, esse poema é uma espécie de plataforma tardia da poesia modernista brasileira

TEXTO II

Os fragmentos de texto a seguir são de autoria de Joaquim Nabuco, abolicionista, político, fundador da Academia Brasileira de Letras e um dos mais ilustres homens públicos do Brasil. Ele era também escritor e mestre da arte da diplomacia. Festejam-se, em 2009, os 160 anos de seu nascimento.

A)
“Haverá indiferença mais criminosa do que a indiferença com que a classe única que dirige os destinos deste país desde que ele se fundou, tem assistido ao crescimento desamparado da nossa população, à promiscuidade de nosso povo, à miséria que se espalha por todo o país, à degradação dos nossos costumes, só se preocupando dos seus interesses de classe, de manter o jugo férreo dos seus monopólios desumanos e atentatórios da civilização universal.”

B)
“Já existe, felizmente, em nosso país, uma consciência nacional -em formação, é certo -que vai introduzindo o elemento da dignidade humana em nossa legislação, e para a qual a escravidão, apesar de hereditária, é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte. Essa consciência, que está temperando a nossa alma, e há de por fim humanizá-la, resulta da mistura de duas correntes diversas: o arrependimento dos descendentes de senhores, e a afinidade de sofrimento dos herdeiros de escravos.”

C)
“O trabalho sem a instrução técnica e sem a educação moral do operário não pode abrir um
horizonte à nação brasileira.”


11) Leia as asserções seguintes:
I–O fragmento a mostra uma crítica veemente contra a desigualdade de classes
II -O fragmento b tem um tom otimista
III– O fragmento c mostra que o autor valoriza a educação no seu sentido mais amplo
IV – O fragmento b aponta apenas os homens de raça branca como responsáveis pela mudança de visão sobre a escravidão
A) apenas as opções I e III são verdadeiras
B) apenas as opções II e III são verdadeiras
C) apenas as opções I, II e III são verdadeiras
D) apenas as opções I, II e IV são verdadeiras
E) todas as opções são verdadeiras

12) A coesão textual constrói-se, também, através da anáfora, isto é da retomada de elementos anteriormente expressos. Em todas as opções as palavras sublinhadas retomam um elemento expresso no texto, exceto em:

A) “...tem assistido ao crescimento desamparado da nossa população”
B) “Haverá indiferença mais criminosa do que a indiferença com que a classe única que dirige os destinos deste país...”
C) “...e para a qual a escravidão, apesar de hereditária, é uma verdadeira mancha de Caim”
D) “o jugo férreo dos seus monopólios desumanos...”
E) “e há de por fim humanizá-la...”

13) No contexto da frase encontrada no fragmento a, a expressão “jugo férreo” significa:
A) convivência difícil
B) julgamento errôneo
C) apreciação equivocada
D) obediência cega
E) autoridade inquebrantável

14) No fragmento b aparece, entre travessões, a frase “em formação, é certo”. Qual das alternativas abaixo melhor a substituiria, sem prejuízo de significado?
A) sem dúvida que irá se formar
B) ou melhor, ainda em formação
C) até que sua formação aconteça
D) mesmo que certamente ainda em formação
E) isto é, ainda em formação

15) Na frase “é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte” Joaquim Nabuco:
A) refere-se simplesmente à história bíblica de Caim e Abel
B) denuncia os crimes de transações de domínio sobre entes humanos ocorridos no Brasil
C) critica o mau relacionamento do Brasil com os países-irmãos
D) personaliza o Brasil como um país de relações fraternas
E) lança sobre o Brasil uma maldição fratricida


GABARITO
1-E
2-A
3-D
4-E
5-C
6-B
7-A
8- C
9- D
10-B
11-C
12- A
13- E
14- D
15- B

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