PROF.: SÉRGIO MONTEIRO
1.
(Enem cancelado 2009) O
sertão e o sertanejo
Ali começa o
sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim
crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de
relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado,
ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira, queda a
vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e
levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e
vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em
pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos
morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem
o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte
melancolia; de todos os lados tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias
copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios
recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num
trabalho íntimo de espantosa atividade.
Transborda a vida. TAUNAY, A. Inocência. São Paulo: Ática, 1993 (adaptado).
O romance
romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação.
Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e
permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação
é a
a) possibilidade
de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo
subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.
b) consciência
da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que
coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.
c) construção,
em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem
da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.
d) expansão
dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do
território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos
brasileiros.
e) valorização
da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando
um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
NOTÍCIA DA ATUAL LITERATURA BRASILEIRA - INSTINTO
DE NACIONALIDADE
Quem examina a atual literatura
brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de
nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam
vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é
sintoma de vitalidade e abono de futuro.
As tradições de Gonçalves Dias,
Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que
ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e
Santa Rita Durão. Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo.
Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas
acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao
pensamento nacional.
Esta outra independência não tem
Sete de Setembro nem campo de Ipiranga; não se fará num dia, mas pausadamente,
para sair mais duradoura; não será obra de uma geração nem duas; muitos
trabalharão para ela até perfazê-la de todo.
(Machado de Assis, Crítica. Texto adaptado.)
2. (Fatec 2008) Considere as informações contidas nos itens a seguir.
I
Basílio da Gama: poesia épica árcade dedicada ao tema indianista.
II
Gonçalves Dias: poesia lírica romântica de exaltação da natureza nativa.
III
Santa Rita Durão: poesia épica árcade com resgate de fatos históricos desde o
descobrimento do Brasil.
IV
José de Alencar: romance romântico, com procura da cor local e representação de
costumes do interior.
As
referências de Machado de Assis ao "instinto de nacionalidade" na
literatura brasileira aplicam-se a
a) todos
os itens.
b) aos
itens I e II apenas.
c) aos
itens II e III apenas.
d) aos
itens I, III e IV apenas.
e) aos
itens II, III e IV apenas.
3. (Ufrgs 2006) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a
seguir, na ordem em que aparecem.
O
primeiro romance brasileiro foi "O Filho do Pescador", de Teixeira e
Sousa. Foi, entretanto, .................... o responsável pelo surgimento do
verdadeiro romance brasileiro, com .................... . Ao fixar os costumes
da sociedade carioca do seu tempo, atendendo às expectativas burguesas, este
autor adequou o romance romântico .................... aos cenários
.................... e às normas patriarcais.
a) Joaquim
Manuel de Macedo - "O Moço Loiro" - brasileiro - urbanos
b) José
de Alencar - "Lucíola" - europeu - locais
c) Visconde
de Taunay - "Inocência" - brasileiro - rurais
d) Joaquim
Manuel de Macedo - "A Moreninha" - europeu - locais
e) José
de Alencar - "Senhora" - europeu - urbanos
4. (Ufpe 2004) Sobre o romance romântico no Brasil, analise as proposições abaixo.
( ) Não houve influência dos autores
europeus na criação de uma narrativa romântica no Brasil, pois, além dos temas
e das linguagens diferirem muito, as obras estrangeiras não eram divulgadas,
nem traduzidas no Brasil.
( ) Em 1844, surgiu o primeiro romance
brasileiro, "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, o qual
ultrapassou a condição das narrativas europeias, pela temática e pela adaptação
a cenários brasileiros.
( ) Inserido na linha nacionalista do
Romantismo, José de Alencar lança, em 1856, seu primeiro romance, "Cinco
Minutos". Daí em diante, procurou construir uma obra romanesca que
abrangesse todo o Brasil. Escreveu romances históricos, regionalistas e
indianistas - a maioria situados na era colonial - e romances urbanos, em torno
do cotidiano do Rio de Janeiro, entre os quais se situa "Iracema"
(1865).
( ) Manuel Antonio de Almeida, autor de
"Memórias de um Sargento de Milícias" (1853), seguiu a tradição sentimental do tipo de narrativa
praticado na época. Nos seus textos, adota a estética romântica na proposta de
uma narrativa de costumes.
( ) Entre os objetivos do movimento
romântico no Brasil, estava o de revelar o país, pela criação de uma literatura
de expressão nacional e pela valorização de uma língua brasileira.
5. (Ufc 2002) Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.
I
- O público leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e
estudantes.
II
- Com a popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para
o consumo.
III
- O romance romântico veio atender uma necessidade de um público
predominantemente rural.
a) Apenas
I é verdadeira.
b) Apenas
II é verdadeira.
c) Apenas
III é verdadeira.
d) Apenas
I e II são verdadeiras.
e) I,
II e III são verdadeiras.
6. (Ufv 2001) O gênero "romance" surgiu no Brasil durante o Romantismo e
moldou-se segundo os gostos e preferências da burguesia em ascensão. Com uma
temática diversificada, logo tornou-se o tipo de leitura mais acessível a essa
nova classe social.
Dentre
as afirmativas seguintes, assinale aquela que NÃO corresponde às tendências do
"romance romântico":
a) As
obras românticas conhecidas como romance de "folhetins"
caracterizaram-se pelo tom "água-com-açúcar", pela presença de
elementos pitorescos e pela superficialidade de seus conflitos.
b) O
romance romântico identificado como "histórico" retratou os fatos
políticos brasileiros da época, e também as correntes materialistas daquela
segunda metade do século XIX.
c) As
narrativas ambientadas na cidade foram rotuladas como "romances
urbanos", sendo ainda conhecidas como obras de "perfis de
mulher", por privilegiar as personagens femininas e seus pequenos
conflitos psicológicos.
d) O
romance "indianista" enfatizou nossa "cor local" ao
retratar as lendas, os costumes e a linguagem do índio brasileiro, acentuando
ainda mais o cunho nacionalista do Romantismo.
e) A
narrativa romântica de caráter "regionalista" tematizou, de forma
idealizada, a vida e os costumes do "brasileiro" do interior.
7. (Ufrgs 2000) Considere as afirmações abaixo, referentes ao romance romântico no
Brasil.
I-
"A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, insere-se na linha
primitivista da corrente romântica, em que as personagens vivem em contato
constante com a natureza.
II-
Uma das fontes de inspiração do romance "Memórias de um Sargento de
Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, é a novela picaresca espanhola.
III-
A heroína de "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, é mestiça;
porém, na sua apresentação inicial, são destacadas sua tez clara "como
marfim" e sua beleza "branca".
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas
II.
c) Apenas
I e II.
d) Apenas
II e III.
e) I,
II e III.
8. (Ufrgs 1996) Assinale a alternativa que se refere a Manoel Antônio de Almeida.
a) A
ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata
aspectos pitorescos do modo de vida rural.
b) Em
peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com
humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de
Janeiro no século XIX.
c) O
romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo
brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período
colonial.
d) Com
A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os
padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando
de forma amena a burguesia carioca.
e) O
personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói
desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes
populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.
9. (Ufrgs 1996) Assinale a alternativa que se refere a Bernardo Guimarães.
a) A
ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata
aspectos pitorescos do modo de vida rural.
b) Em
peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com
humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de
Janeiro no século XIX.
c) O
romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo
brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período
colonial.
d) Com
A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os
padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando
de forma amena a burguesia carioca.
e) O
personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói
desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes
populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.
10. (Ufrgs 1996) Assinale a alternativa que se refere a Martins Pena.
a) A
ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata
aspectos pitorescos do modo de vida rural.
b) Em
peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com
humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de
Janeiro no século XIX.
c) O
romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo
brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período
colonial.
d) Com
A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os
padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando
de forma amena a burguesia carioca.
e) O
personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói
desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes
populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[D]
[D]
A implantação
do Romantismo no Brasil está relacionada ao projeto de construção da
nacionalidade. A composição das personagens idealizadas, o cenário tipicamente
brasileiro, valorizando a natureza (cor local), a mostra dos costumes, tudo
isso contribuiu para possibilitar ao país a expressão dos sentimentos
nacionais. Taunay participou desse
projeto, revelando, no romance Inocência,
uma região do Brasil, indicando as cores, o tipo de vegetação existente,
transformando, poeticamente, o lugar, em um jardim encantado – “É cair,
porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por
aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca
vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade”.
Resposta da questão 2:
[A]
[A]
Resposta da questão 3:
[D]
[D]
Resposta da questão 4:
F V V F V
F V V F V
Resposta da questão 5:
[D]
[D]
Resposta da questão 6:
[B]
[B]
Resposta da questão 7:
[D]
[D]
Resposta da questão 8:
[E]
[E]
Resposta da questão 9:
[A]
[A]
Resposta da questão 10:
[B]
[B]
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