segunda-feira, 1 de maio de 2017

PROSA ROMÂNTICA - VESTIBULANDOS

PROF.: SÉRGIO MONTEIRO

1. (Enem cancelado 2009)  O sertão e o sertanejo

Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira, queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade.

Transborda a vida. TAUNAY, A. Inocência. São Paulo: Ática, 1993 (adaptado).

O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação é a
a) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.   
b) consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.   
c) construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.   
d) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.   
e) valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.   

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
NOTÍCIA DA ATUAL LITERATURA BRASILEIRA - INSTINTO DE NACIONALIDADE

                Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.
                As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo. Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional.
                Esta outra independência não tem Sete de Setembro nem campo de Ipiranga; não se fará num dia, mas pausadamente, para sair mais duradoura; não será obra de uma geração nem duas; muitos trabalharão para ela até perfazê-la de todo.
(Machado de Assis, Crítica. Texto adaptado.)


2. (Fatec 2008)  Considere as informações contidas nos itens a seguir.
I Basílio da Gama: poesia épica árcade dedicada ao tema indianista.
II Gonçalves Dias: poesia lírica romântica de exaltação da natureza nativa.
III Santa Rita Durão: poesia épica árcade com resgate de fatos históricos desde o descobrimento do Brasil.
IV José de Alencar: romance romântico, com procura da cor local e representação de costumes do interior.
As referências de Machado de Assis ao "instinto de nacionalidade" na literatura brasileira aplicam-se a
a) todos os itens.   
b) aos itens I e II apenas.   
c) aos itens II e III apenas.   
d) aos itens I, III e IV apenas.   
e) aos itens II, III e IV apenas.   
  
3. (Ufrgs 2006)  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem.

O primeiro romance brasileiro foi "O Filho do Pescador", de Teixeira e Sousa. Foi, entretanto, .................... o responsável pelo surgimento do verdadeiro romance brasileiro, com .................... . Ao fixar os costumes da sociedade carioca do seu tempo, atendendo às expectativas burguesas, este autor adequou o romance romântico .................... aos cenários .................... e às normas patriarcais.
a) Joaquim Manuel de Macedo - "O Moço Loiro" - brasileiro - urbanos   
b) José de Alencar - "Lucíola" - europeu - locais   
c) Visconde de Taunay - "Inocência" - brasileiro - rurais   
d) Joaquim Manuel de Macedo - "A Moreninha" - europeu - locais   
e) José de Alencar - "Senhora" - europeu - urbanos   
  
4. (Ufpe 2004)  Sobre o romance romântico no Brasil, analise as proposições abaixo.
(     ) Não houve influência dos autores europeus na criação de uma narrativa romântica no Brasil, pois, além dos temas e das linguagens diferirem muito, as obras estrangeiras não eram divulgadas, nem traduzidas no Brasil.
(     ) Em 1844, surgiu o primeiro romance brasileiro, "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, o qual ultrapassou a condição das narrativas europeias, pela temática e pela adaptação a cenários brasileiros.
(     ) Inserido na linha nacionalista do Romantismo, José de Alencar lança, em 1856, seu primeiro romance, "Cinco Minutos". Daí em diante, procurou construir uma obra romanesca que abrangesse todo o Brasil. Escreveu romances históricos, regionalistas e indianistas - a maioria situados na era colonial - e romances urbanos, em torno do cotidiano do Rio de Janeiro, entre os quais se situa "Iracema" (1865).
(     ) Manuel Antonio de Almeida, autor de "Memórias de um Sargento de Milícias" (1853), seguiu a  tradição sentimental do tipo de narrativa praticado na época. Nos seus textos, adota a estética romântica na proposta de uma narrativa de costumes.
(     ) Entre os objetivos do movimento romântico no Brasil, estava o de revelar o país, pela criação de uma literatura de expressão nacional e pela valorização de uma língua brasileira.
  
5. (Ufc 2002)  Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.

I - O público leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e estudantes.
II - Com a popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para o consumo.
III - O romance romântico veio atender uma necessidade de um público predominantemente rural.
a) Apenas I é verdadeira.   
b) Apenas II é verdadeira.   
c) Apenas III é verdadeira.   
d) Apenas I e II são verdadeiras.   
e) I, II e III são verdadeiras.   
  
6. (Ufv 2001)  O gênero "romance" surgiu no Brasil durante o Romantismo e moldou-se segundo os gostos e preferências da burguesia em ascensão. Com uma temática diversificada, logo tornou-se o tipo de leitura mais acessível a essa nova classe social.

Dentre as afirmativas seguintes, assinale aquela que NÃO corresponde às tendências do "romance romântico":
a) As obras românticas conhecidas como romance de "folhetins" caracterizaram-se pelo tom "água-com-açúcar", pela presença de elementos pitorescos e pela superficialidade de seus conflitos.   
b) O romance romântico identificado como "histórico" retratou os fatos políticos brasileiros da época, e também as correntes materialistas daquela segunda metade do século XIX.   
c) As narrativas ambientadas na cidade foram rotuladas como "romances urbanos", sendo ainda conhecidas como obras de "perfis de mulher", por privilegiar as personagens femininas e seus pequenos conflitos psicológicos.   
d) O romance "indianista" enfatizou nossa "cor local" ao retratar as lendas, os costumes e a linguagem do índio brasileiro, acentuando ainda mais o cunho nacionalista do Romantismo.   
e) A narrativa romântica de caráter "regionalista" tematizou, de forma idealizada, a vida e os costumes do "brasileiro" do interior.   
  
7. (Ufrgs 2000)  Considere as afirmações abaixo, referentes ao romance romântico no Brasil.

I- "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, insere-se na linha primitivista da corrente romântica, em que as personagens vivem em contato constante com a natureza.
II- Uma das fontes de inspiração do romance "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, é a novela picaresca espanhola.
III- A heroína de "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, é mestiça; porém, na sua apresentação inicial, são destacadas sua tez clara "como marfim" e sua beleza "branca".

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e II.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   
  
8. (Ufrgs 1996)  Assinale a alternativa que se refere a Manoel Antônio de Almeida.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.   
b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.   
c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.   
d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.   
e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.   
  
9. (Ufrgs 1996)  Assinale a alternativa que se refere a Bernardo Guimarães.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.   
b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.   
c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.   
d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.   
e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.   
  
10. (Ufrgs 1996)  Assinale a alternativa que se refere a Martins Pena.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.   
b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.   
c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.   
d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.   
e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]

A implantação do Romantismo no Brasil está relacionada ao projeto de construção da nacionalidade. A composição das personagens idealizadas, o cenário tipicamente brasileiro, valorizando a natureza (cor local), a mostra dos costumes, tudo isso contribuiu para possibilitar ao país a expressão dos sentimentos nacionais. Taunay participou desse projeto, revelando, no romance Inocência, uma região do Brasil, indicando as cores, o tipo de vegetação existente, transformando, poeticamente, o lugar, em um jardim encantado – “É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade”.  

Resposta da questão 2:
 [A]  

Resposta da questão 3:
 [D]  

Resposta da questão 4:
 F V V F V  

Resposta da questão 5:
 [D]  

Resposta da questão 6:
 [B]  

Resposta da questão 7:
 [D]  

Resposta da questão 8:
 [E]  

Resposta da questão 9:
 [A]  


Resposta da questão 10:
 [B]  

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