domingo, 28 de maio de 2017

FUNÇÕES DA LINGUAGEM


TEXTO
Nova Poética

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito,
Sai um sujeito de casa com a roupa de brim
            e na primeira esquina passa um caminhão,
            salpica-lhe o paletó de uma nódoa de lama:
É a vida.
O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero. (...)
                                               Manuel Bandeira
1-(CESGRANRIO) As funções da linguagem PREDOMINANTES na "Nova Poética" são:
a) metalingüística - referencial.                     b) conativa - metalingüística.
c) poética - conativa. d) emotiva - conativa.
e) referencial - fática.
2- (FEI)Assinalar a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim...
b) "Não discuto com o destino o que pintar eu assino"
c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse grande mestre.
e) Semântica é o estudo da significação das palavras.
Texto

MEU CARO DEPUTADO

            O senhor nem pode imaginar o quanto eu e a minha família ficamos agradecidos. A gente imaginava que o senhor nem ia se lembrar de nós, quando saiu a nomeação do Otavinho meu filho. Ele agora está se sentindo outro. Só fala no senhor, diz que na próxima campanha vai trabalhar ainda mais para o senhor. No primeiro dia de serviço ele queria ir na repartição com a camiseta da campanha mas eu não deixei, não ia ficar bem, apesar que eu acho que o Otavinho tem muita capacidade e merecia o emprego. Pode mandar puxar por ele que ele dá conta, é trabalhador, responsável, dedicado, a educação que ele recebeu de mim e da mãe foi sempre no caminho do bem.(...)
            Mais uma vez obrigado por tudo, Deus lhe pague. O Otavinho manda um abraço para o senhor. Aqui vai o nosso abraço também. O senhor pode contar sempre com a gente.                       Miroel Ferreira (Miré)
3- (PUCCAMP) Como ocorre nos textos das cartas em geral, é muito atuante na linguagem desta
a) a função emotiva, de que é um bom exemplo a frase "o serviço de saúde não quer dar aposentadoria".
b) a função conativa, em expressões como "o senhor não vai se arrepender".
c) a exploração de frases argumentativas, como "eu disse que ia falar com o senhor".
d) o discurso indireto, como em "eu acho que Otavinho tem muita capacidade".
e) o emprego de vocativos, como na frase "ele tem uma sobrinha, Maria Lúcia Capistrano do Amaral, que é professora".
4-(UFMG) Dos trechos que seguem, todos eles retirados do romance INCIDENTE EM ANTARES de Érico Veríssimo, a alternativa em que fica evidente a metalinguagem é
a) "- Credo quia absurdum est - intervém o Prof. Libindo, num tom de voz em que se pode ver o tipo itálico da citação latina."
b) "E o padre continuava a gritar: 'É o Juízo Final! Arrependei-vos enquanto é tempo! Orai! Orai! Orai!"
c) "O Cel. Vacariano remexe-se na sua poltrona procurando uma posição ao agrado de sua próstata."
d) "- Qual democracia! - replicou o Cel. Vacariano. - Vivemos numa cafajestocracia, isso é que é."
e) "- Usemos de todas as nossas armas. Primeiro, a nossa condição de mortos. Sejamos mais vivos que os vivos."

TEXTO
CORRIDINHO

O amor quer abraçar e não pode.
A multidão em volta,
com seus olhos cediços,
põe caco de vidro no muro
para o amor desistir.
O amor usa correio,
o correio trapaceia,
a carta não chega,
o amor fica sem saber se é ou não é.
O amor pega o cavalo,
desembarca do trem,
chega na porta cansado
de tanto caminhar a pé.
Fala a palavra açucena,
pede água, bebe café,
dorme na sua presença,
chupa bala de hortelã.
Tudo manha, truque, engenho:
É descuidar, o amor te pega,
te come, te molha todo.
Mas água o amor não é.
                        (PRADO, Adélia. O CORAÇÃO DISPARADO. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 1977.)
5-(UFRRJ) Nos versos "dorme na sua presença,"(v.16) "É descuidar, o amor te pega,"(v.19) "te come, te molha todo."(v.20), os pronomes SUA e TE remetem ao
a) emissor da mensagem.     b) canal da mensagem.         c) receptor da mensagem.
d) código da mensagem.       e) referente da mensagem.
6- A função de linguagem que valoriza o receptor da mensagem recebe a classificação de:
a-emotiva       b) apelativa     c)fática           d)referencial   e) expressiva
TEXTO
A QUESTÃO É COMEÇAR
            Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o "bom dia", "o boa tarde, como vai?" já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar; uma outra forma de conversar.(Marques,O.M.Escrever é preciso)
7-(PUCSP) Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: "Em nossa civilização apressada, o 'bom dia', o 'boa tarde, como vai?' já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol." Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é "quebrar o gelo". Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função emotiva     b) Função referencial            c) Função fática
d) Função conativa    e) Função poética
8- Está INCORRETA a classificação da função da linguagem na frase:
a) Comunicação é a transferência de informação por meio de mensagem=Função Metalingüística.
b) Psiu! Atenção! Olhe aqui! aonde vai?=Função Fática.
c) Não percas tempo em mentir. Não te aborreças=Função Apelativa.
d) Nem todos os alunos são capazes de valorizar devidamente a escola onde estudam=Função Referencial.
e) Os moradores da periferia dirigiam-se ao prefeito solicitando verbas para a canalização do rio=Função Emotiva.
9- "No Brasil de hoje já seria um avanço se as pessoas passassem a usar, entre outros exemplos, a palavra 'entrega' em vez de 'delivery'.  "
Nesta frase a linguagem está empregada em função
a) poética.       b) fática.         c) metalingüística.      d) conativa.     e) emotiva.

TEXTO
Leia o seguinte texto de Ubirajara Inácio de Araújo:

Todo texto é uma seqüência de informações: do início até o fim, há um percurso acumulativo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo acrescidas e estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e, assim, sucessivamente. A construção do texto flui como um ir-e-vir de informações, uma troca constante entre o dado e o novo.
10-(FGV)É correto afirmar que, nesse texto, predominam:
a) Função referencial e gênero do tipo dissertativo.
b) Função fática e gênero de conteúdo didático.
c) Função poética e gênero do tipo narrativo.
d) Função expressiva e gênero de conteúdo dramático.

e) Função conativa e gênero de conteúdo lírico.

2 comentários:

  1. Olá! Na questão do texto 'Meu Caro Deputado', gostaria de saber por que a alternativa d) a qual fala de discurso indireto está incorreta. Imagino que seja uma característica do gênero carta.

    ResponderExcluir