TEXTO
Nova
Poética
Vou
lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta
sórdido:
Aquele
em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai
um sujeito,
Sai
um sujeito de casa com a roupa de brim
e na primeira esquina passa um
caminhão,
salpica-lhe o paletó de uma nódoa de
lama:
É
a vida.
O
poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer
o leitor satisfeito de si dar o desespero. (...)
Manuel
Bandeira
1-(CESGRANRIO)
As funções da linguagem PREDOMINANTES na "Nova Poética" são:
a) metalingüística - referencial. b)
conativa - metalingüística.
c)
poética - conativa. d) emotiva - conativa.
e)
referencial - fática.
2-
(FEI)Assinalar a alternativa em
que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
a)
Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim...
b)
"Não discuto com o destino o que pintar eu assino"
c)
Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse grande mestre.
e)
Semântica é o estudo da significação das palavras.
Texto
MEU
CARO DEPUTADO
O senhor nem pode imaginar o quanto
eu e a minha família ficamos agradecidos. A gente imaginava que o senhor nem ia
se lembrar de nós, quando saiu a nomeação do Otavinho meu filho. Ele agora está
se sentindo outro. Só fala no senhor, diz que na próxima campanha vai trabalhar
ainda mais para o senhor. No primeiro dia de serviço ele queria ir na
repartição com a camiseta da campanha mas eu não deixei, não ia ficar bem,
apesar que eu acho que o Otavinho tem muita capacidade e merecia o emprego.
Pode mandar puxar por ele que ele dá conta, é trabalhador, responsável,
dedicado, a educação que ele recebeu de mim e da mãe foi sempre no caminho do
bem.(...)
Mais uma vez obrigado por tudo, Deus
lhe pague. O Otavinho manda um abraço para o senhor. Aqui vai o nosso abraço
também. O senhor pode contar sempre com a gente. Miroel Ferreira (Miré)
3-
(PUCCAMP) Como ocorre nos
textos das cartas em geral, é muito atuante na linguagem desta
a)
a função emotiva, de que é um bom exemplo a frase "o serviço de saúde não
quer dar aposentadoria".
b) a função conativa, em expressões como "o senhor não vai se
arrepender".
c)
a exploração de frases argumentativas, como "eu disse que ia falar com o
senhor".
d)
o discurso indireto, como em "eu acho que Otavinho tem muita capacidade".
e)
o emprego de vocativos, como na frase "ele tem uma sobrinha, Maria Lúcia
Capistrano do Amaral, que é professora".
4-(UFMG)
Dos trechos que seguem, todos eles
retirados do romance INCIDENTE EM ANTARES de Érico Veríssimo, a alternativa em
que fica evidente a metalinguagem é
a) "- Credo quia absurdum est - intervém o Prof. Libindo, num
tom de voz em que se pode ver o tipo itálico da citação latina."
b)
"E o padre continuava a gritar: 'É o Juízo Final! Arrependei-vos enquanto
é tempo! Orai! Orai! Orai!"
c)
"O Cel. Vacariano remexe-se na sua poltrona procurando uma posição ao
agrado de sua próstata."
d)
"- Qual democracia! - replicou o Cel. Vacariano. - Vivemos numa
cafajestocracia, isso é que é."
e)
"- Usemos de todas as nossas armas. Primeiro, a nossa condição de mortos.
Sejamos mais vivos que os vivos."
TEXTO
CORRIDINHO
O
amor quer abraçar e não pode.
A
multidão em volta,
com
seus olhos cediços,
põe
caco de vidro no muro
para
o amor desistir.
O
amor usa correio,
o
correio trapaceia,
a
carta não chega,
o
amor fica sem saber se é ou não é.
O
amor pega o cavalo,
desembarca
do trem,
chega
na porta cansado
de
tanto caminhar a pé.
Fala
a palavra açucena,
pede
água, bebe café,
dorme
na sua presença,
chupa
bala de hortelã.
Tudo
manha, truque, engenho:
É
descuidar, o amor te pega,
te
come, te molha todo.
Mas
água o amor não é.
(PRADO,
Adélia. O CORAÇÃO DISPARADO. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 1977.)
5-(UFRRJ)
Nos versos "dorme na sua
presença,"(v.16) "É descuidar, o amor te pega,"(v.19) "te
come, te molha todo."(v.20), os pronomes SUA e TE remetem ao
a)
emissor da mensagem. b) canal da
mensagem. c) receptor da mensagem.
d)
código da mensagem. e) referente da
mensagem.
6-
A função de linguagem que valoriza o receptor da mensagem recebe a
classificação de:
a-emotiva b) apelativa c)fática d)referencial e) expressiva
TEXTO
A
QUESTÃO É COMEÇAR
Coçar e comer é só começar.
Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre
conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o
"bom dia", "o boa tarde, como vai?" já não funcionam para
engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No
escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como
conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso
encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na
lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada.
Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para
pensar; uma outra forma de conversar.(Marques,O.M.Escrever é preciso)
7-(PUCSP)
Observe a seguinte afirmação feita
pelo autor: "Em nossa civilização apressada, o 'bom dia', o 'boa tarde,
como vai?' já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo,
fala-se do tempo ou de futebol." Ela faz referência à função da linguagem
cuja meta é "quebrar o gelo". Indique a alternativa que explicita
essa função.
a)
Função emotiva b) Função referencial c) Função
fática
d)
Função conativa e) Função poética
8-
Está INCORRETA a classificação da
função da linguagem na frase:
a)
Comunicação é a transferência de informação por meio de mensagem=Função
Metalingüística.
b)
Psiu! Atenção! Olhe aqui! aonde vai?=Função Fática.
c)
Não percas tempo em mentir. Não te aborreças=Função Apelativa.
d)
Nem todos os alunos são capazes de valorizar devidamente a escola onde
estudam=Função Referencial.
e) Os moradores da periferia dirigiam-se ao prefeito solicitando
verbas para a canalização do rio=Função Emotiva.
9-
"No Brasil de hoje já seria um avanço se as pessoas passassem a usar,
entre outros exemplos, a palavra 'entrega' em vez de 'delivery'. "
Nesta
frase a linguagem está empregada em função
a)
poética. b) fática. c) metalingüística. d) conativa. e) emotiva.
TEXTO
Leia
o seguinte texto de Ubirajara Inácio de Araújo:
Todo
texto é uma seqüência de informações: do início até o fim, há um percurso
acumulativo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo
acrescidas e estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e,
assim, sucessivamente. A construção do texto flui como um ir-e-vir de
informações, uma troca constante entre o dado e o novo.
10-(FGV)É
correto afirmar que, nesse texto, predominam:
a) Função referencial e gênero do tipo dissertativo.
b)
Função fática e gênero de conteúdo didático.
c)
Função poética e gênero do tipo narrativo.
d)
Função expressiva e gênero de conteúdo dramático.
e)
Função conativa e gênero de conteúdo lírico.
Olá! Na questão do texto 'Meu Caro Deputado', gostaria de saber por que a alternativa d) a qual fala de discurso indireto está incorreta. Imagino que seja uma característica do gênero carta.
ResponderExcluir*o discurso indireto.
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