Atenção: As questões de números 1 a 5 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Os investimentos programados para o setor
ferroviário impressionam e, se executados no prazo previsto, darão novo fôlego
aos sistemas de transporte sobre trilhos de cargas e de passageiros, que nos
últimos anos ficaram praticamente esquecidos dos grandes planos públicos e
privados. Até 2014, poderá ser investida em ferrovias quantia bem maior do que
se investiu de 2004 a 2008. Com esses recursos, o Brasil passará a fazer parte
dos países que decidiram investir pesadamente nas ferrovias como forma de
melhorar a circulação de mercadorias e de pessoas, de amenizar os efeitos da
crise global e de gerar empregos.
Embora expressivos, sobretudo se se considerar
que este é um setor carente de aplicações maciças em expansão da malha e
modernização e renovação de equipamentos e de infra-estrutura, esses
investimentos – mesmo que inteiramente realizados de acordo com o cronograma
aprovado – não serão suficientes para recompor o sistema ferroviário que
existia no país na década de 1950. A opção pelo transporte rodoviário, nos anos
seguintes, fez encolher a malha.
Os investimentos previstos para os próximos
anos incluem o trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Só nesse
empreendimento – que, se tudo der certo, estará
pronto até a Copa do Mundo de 2014 – serão
investidos 48% do total. Também na área de transporte de passageiros estão na lista
os veículos leves sobre trilhos (VLT), um tipo de metrô de superfície que vai
beneficiar algumas cidades, entre elas, São Paulo, Santos, Brasília. Quanto ao
transporte de cargas por trilhos, há grandes projetos, especialmente em
ferrovias no
Norte e Nordeste do país.
(O Estado de S. Paulo, Notas & Informações,
A3, 25 de setembro de 2009, com adaptações)
1. A leitura do texto permite afirmar corretamente que
(A) o setor ferroviário brasileiro passou a ter maior expressividade
no transporte de cargas e de passageiros, por conta da crise mundial.
(B) a iniciativa privada ainda procura investir
prioritariamente na malha de transporte rodoviário, de maior extensão no país.
(C) a dificuldade na obtenção de investimentos privados prejudicou
a expansão da importante rede de ferrovias existente no país.
(D) os investimentos em áreas de transporte de cargas e de
passageiros são meios importantes para o desenvolvimento de um país.
(E) o transporte rodoviário, ao superar a malha
ferroviária, permitiu um rápido desenvolvimento das regiões brasileiras.
2. Identifica-se no texto
(A) crítica a uma opção desnecessária, tendo em vista a eficiência
do transporte rodoviário brasileiro.
(B) desconfiança quanto à existência de recursos
suficientes para a execução dos planos anunciados.
(C) preocupação em relação à aplicação de altos
investimentos num tipo de transporte já abandonado no Brasil.
(D) apoio incondicional às medidas de expansão e renovação da
malha ferroviária brasileira.
(E) reserva quanto à plena execução dos planos que envolvem
a renovação das ferrovias no Brasil.
3. É correto inferir, com base na referência no 3o
parágrafo à realização da Copa do Mundo, em 2014, que
(A) o tempo para a realização das obras necessárias ao transporte
de passageiros é insuficiente.
(B) o trem-bala, meio de transporte rápido e eficiente, facilitaria
a ligação entre cidades importantes.
(C) o planejamento dos trajetos entre cidades eventualmente
procuradas pelos visitantes apresenta dificuldades.
(D) os recursos necessários para a execução de todos os
projetos já previstos podem não ser suficientes.
(E) a oferta de condições para um rápido desenvolvimento das
ferrovias brasileiras permanece desde 1950.
O assunto principal do texto está contido na expressão:
(A) Expansão do metrô de superfície em cidades brasileiras.
(B) Dificuldades na obtenção de recursos públicos e privados
para ferrovias.
(C) Planos de reposição da extensão da malha ferroviária brasileira.
(D) Concorrência comercial entre transporte rodoviário e ferroviário
no Brasil.
(E) Alterações na malha de transporte de mercadorias e de
pessoas em todo o país.
5. – mesmo que inteiramente realizados de acordo com o cronograma
aprovado –
O segmento entre os travessões tem sentido, no 2o
parágrafo, de
(A) confirmação do real interesse de investidores nos projetos.
(B) condição fundamental para a realização dos planos no
tempo previsto.
(C) especificação dos investimentos necessários à execução das
obras.
(D) ressalva quanto às possibilidades de execução do planejamento.
(E) expectativa de realização dos procedimentos previstos
na malha ferroviária.
GABARITO
1.
D
2.
E
3.
B
4.
C
5.
D
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