domingo, 18 de junho de 2017

IBMEC 2000- 2ª PARTE

11. Mais importante do que falar correto, é saber escolher a variante lingüística adequada a cada situação concreta de comunicação.
Assinale a alternativa em que a variante lingüística não é compatível com o gênero do texto indicado entre parênteses.
a) “Nada pior para uma boa causa do que maus defensores: é o que ocorre com a ecologia.” (Introdução a um texto dissertativo)
b) “Tu que tá acostumado a esculachá os outro e ganhá os cara na manha, te manca, que a tua hora vai chegá.” ( Ameaça feita por um morador de periferia a um desafeto da mesma região e classe social)
c) “Onde tem teatro, nós estamos por trás. Nos últimos quatro anos, a Volkswagen investiu R$ 27 milhões em projetos culturais como: teatro, música, exposições de arte, cinema e literatura. Não é favor, é nossa obrigação.” (Anúncio publicitário veiculado em revista de artes)
d) “A história que começou há cinco séculos, nestas praias de Porto Seguro, deu origem a uma das grandes nações do mundo. Um país que nos orgulha pelo que já é, e nos inspira e desafia por tudo aquilo que pode vir a ser. Como toda criança, eu imagino, foi a geografia, antes da história, que primeiro me deu o sentimento de grandeza do Brasil.” (Discurso de uma autoridade numa comunicação solene)
e) “Ontem, quando cheguei em casa, aborreci-me com a notícia de que não havia água. Como agravante, esclareça-se que já faziam cinco dias que o líqüido precioso nos faltara. Custou-me conciliar com o sono sem o conforto de um banho.” (Fala de um senhor de estrato social elevado, apegada à rigidez gramatical)

12. Os sinais de pontuação têm, entre outras, a função de indicar as correlações entre os termos de uma frase. Muitas vezes, uma mudança na pontuação reorganiza as palavras da frase, gerando um outro sentido.

Levando em conta esses dados, leia os seguintes itens:
I. Evidentemente, ele nos garantiu que seu cheque tinha fundos.
Evidentemente ele nos garantiu que seu cheque tinha fundos.
II. A temperatura do mar não é evidentemente mais baixa do que a da praia.
A temperatura do mar não é, evidentemente, mais baixa do que a da praia.
III. Os trabalhadores rurais, que não contam com subsídios do governo, estão à
beira do desespero.
Os trabalhadores rurais que não contam com subsídios do governo estão à beira do desespero.

Pode-se dizer que a mudança de pontuação acarreta diferença de sentido:
a) apenas em I.
b) apenas em I e II.
c) apenas em II e III.
d) apenas em III.
e) em I, II e III.

13. Leia com atenção os itens a seguir.
I – Se o governo manter a política agrária atual, poderão haver outras invasões.
II – Novas ações na justiça são impecilhos para a privatização do Banespa.
III – Deverão existir outros vírus, como o “ILOVEYOU”, se não se criarem novas leis para o mundo virtual.
IV – Tratam-se de decisões do governo americano, esperadas anciosamente por Bill Gates, sobre a divisão da Microsoft.
V – Faltam ainda às escolas recursos bastantes para implementar a reforma proposta pelo MEC.

Indique aquele(s) que não contém (contêm) nenhuma transgressão à norma culta escrita, de acordo com o código abaixo:
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Só III e V estão corretas.
c) Só II e IV estão corretas.
d) Só I está correta.
e) Só II e V estão corretas.

14. Os conectores, além do papel de ligar orações, estabelecem certas relações de significado entre elas. Assinale a alternativa em que a permutação da conjunção não altera a relação de sentido entre as frases abaixo:

Algumas escolas não se preocupam com o alcoolismo, embora o consumo de álcool esteja aumentando consideravelmente entre os estudantes.

a) Algumas escolas não se preocupam com o alcoolismo, entretanto o consumo de álcool está aumentando consideravelmente entre os estudantes.
b) Algumas escolas não se preocupam com o alcoolismo, porém o consumo de álcool está aumentando consideravelmente entre os estudantes.
c) O consumo de álcool estará aumentando consideravelmente entre os estudantes, se algumas escolas não se preocuparem com o alcoolismo.
d) O consumo de álcool está aumentando consideravelmente entre os estudantes, mas algumas escolas não se preocupam com o alcoolismo.
e) Como algumas escolas não se preocupam com o consumo de álcool, o alcoolismo está aumentando consideravelmente entre os estudantes.

15. O uso da linguagem para fins de comunicação imediata, como é comum em textos jornalísticos, exige que o emissor da mensagem evite incoerências, ambigüidades, imprecisões lexicais, contradições, enfim, qualquer ruído que exija desnecessário esforço de interpretação.

Leia as alternativas seguintes e assinale aquela que não apresente nenhuma das imperfeições apontadas acima, descartando-se a hipótese de ironia ou de humor.
a) Quero falar para as meninas que têm o mesmo sonho para não desistirem.
Todo sonho corre o risco de um dia virar realidade. (revista Viva Mais, n. 30, p. 18)
b) Sou fã nova deles e acho que cada um faz o que quer. Antes eu escutava Raimundos mas não curtia. Agora que tem as baladas, prefiro muito mais. (revista Capricho, n. 832, p. 80)
c) Será que o mundo vai acabar mais uma vez? – Um alinhamento de planetas atiça os magos de plantão. (revista Viva Mais, n. 31, p. 44)
d) Ele nunca se abalou com o preconceito porque acredita na força de um amor que já dura cinco anos. (revista Capricho, n. 832, p. 30)
e) E, uma vez caído de amores por Márcia, Chitão passou a se sentir mais jovem. E mais vaidoso. Há um mês sofreu uma recauchutagem: fez uma lipoaspiração na barriga e uma cirurgia plástica no rosto. (revista Contigo, n.1277, p. 30)

16. Em maio de 2000, foi lançado Cruz e Sousa – Poeta do Desterro, de Sylvio Back,
cinebiografia de um dos mais importantes autores da Literatura Brasileira. Cruz e Sousa, em 1893, publicou duas obras que introduziram uma nova poética na Literatura Brasileira. Quais foram as obras e qual a estética que elas inauguraram?
a) Canaã e Os Sertões; Pré-Modernismo
b) Broquéis e Missal; Simbolismo
c) Paulicéia Desvairada e O Ritmo Dissoluto; Modernismo
d) Tarde e Aleluias; Parnasianismo
e) Primeiros Cantos e Vozes d’África; Romantismo

Leia o texto publicado a seguir, para responder à questão 17:

“Já não sei o que sou, nem que faço, nem o que desejo! Espedaçam-me mil comoções contrárias... Há lá mais lastimoso estado! Amo-te perdidamente e
modero-me o bastante para não desejar que sejas assim tão atribulado...”
(fragmento de uma de carta escrita por Sóror Mariana Alcoforado e dirigida ao
Conde de Chamilly, seu amante)

17. Com base no texto, assinale a alternativa correta:
a) Pela composição formal, o texto é representativo do gênero lírico do Trovadorismo medieval.
b) Pelo tom solene, o texto é representativo do gênero épico, característico do Classicismo em Portugal.
c) Por apresentar o ser humano em conflito, dilacerado por sentimentos antitéticos, o texto é representativo do Barroco.
d) Por apresentar ambiente bucólico, sugestivo de tranqüilidade e de paz de espírito, o texto é representativo do Arcadismo.
e) Por explorar a noção de antropocentrismo, tão cara ao Humanismo, o texto é representativo do gênero dramático.
18. Leia o fragmento poético abaixo transcrito e assinale a alternativa incorreta a seu respeito.
...................................................................

Ó pátria, desperta... Não curves a fronte
Que enxuga-te os prantos o Sol do Equador.
Não miras na fímbria do vasto horizonte
A luz da alvorada de um dia melhor?

Já falta bem pouco. Sacode a cadeia
Que chamam riquezas... que nódoas te são!
Não manches a folha de tua epopéia
No sangue do escravo, no imundo balcão.

Sê pobre, que importa! Sê livre... é gigante,
Bem como os condores dos píncaros teus!
Arranca este peso das costas do Atlante,
Levanta o madeiro dos ombros de Deus.

a) Os versos lidos trazem a marca da poesia retórica, inspirada no liberalismo de apelo humanitário.
b) Os efeitos dramáticos que o texto produz são provocados pelo uso dos verbos no imperativo, pela apóstrofe e pelo tom exortativo das exclamações.
c) No verso “Não manches a folha de tua epopéia”, o poeta procura lembrar à pátria que a história do país não deveria ser manchada com o tráfico de escravos.
d) O autor dos versos é Castro Alves que, imbuído dos ideais do liberalismo, produziu uma poesia chamada condoreira, que se empenha na exploração de temas políticos.
e) Inconformado com o preconceito racial de que era vítima, por ser mestiço de negro, branco e índio, Gonçalves Dias exorta, nesses versos, a necessidade da abolição da escravatura.

19. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo:

O traço diferente, que predominou em muitos escritores a partir dos anos de 1860 e 1870, foi o que se chamou _____________, termo que é também aplicável a obras de várias épocas, mas que recebeu então um sentido próprio e de certo modo legítimo, sob a influência dos novos rumos das ciências naturais. Nesse sentido restrito, significa o tipo de ____________ que procura explicar cientificamente a conduta e o modo de ser das personagens por meio dos fatores externos, de natureza biológica e sociológica, que condicionam a vida humana.
(Antonio Candido e José Aderaldo Castello)

a) Naturalismo; Realismo
b) Realismo; romance
c) Realismo; Naturalismo
d) Romantismo; Realismo
e) Naturalismo; Romantismo

Leia o poema seguinte, para responder à questão 20:

Provinciano que nunca soube
Escolher bem uma gravata;
Pernambucano a quem repugna
A faca do pernambucano;
Poeta ruim que na arte da prosa
Envelheceu na infância da arte,
E até mesmo escrevendo crônicas
Ficou cronista de província;
Arquiteto falhado, músico
Falhado (engoliu um dia
Um piano, mas o teclado
Ficou de fora); sem família,
Religião ou filosofia;
Mal tendo a inquietação de espírito
Que vem do sobrenatural,
E em matéria de profissão
Um tísico profissional.

20. Neste auto-retato, composto em 1948, na ironia desencantada, no sorriso do “poeta menor” frustrado, na mistura sofrida de cotidiano e de eterno, pode-se entrever o perfil desse “tísico profissional”, que para muitos de seus contemporâneos foi o maior poeta do Modernismo no Brasil. As referências se aplicam a:
a) Oswald de Andrade
b) Mário de Andrade
c) Carlos Drummond de Andrade
d) Manuel Bandeira

e) João Cabral de Melo Neto

GABARITO

11. e
12. c
13. b
14. d
15. d
16. b
17. c
18. e
19. a
20. d


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