quarta-feira, 19 de julho de 2017

SIMULADO LP

TEXTO
A lei de propriedade intelectual significou um avanço inquestionável para as artes e a ciência. Quando surgiu, na Inglaterra do século XVIII, legitimou uma idéia que viria a se tornar um dos alicerces do mundo moderno: a de que o autor é dono de sua obra e deve ser recompensado sempre que ela trouxer ganho financeiro a outra pessoa. Durante quase 300 anos, a lei permaneceu inabalada em sua essência, realizando uma dupla tarefa: garantir que por certo período artistas e inventores seriam remunerados e, ao mesmo tempo, permitir que cada criação fosse um elo numa cadeia de inovação que se estendia pelo futuro e assim beneficiava a sociedade.
Isso até o aparecimento da internet. Com a rede, a amplitude e a velocidade das trocas de informações cresceram exponencialmente, o que resultou na situação atual: o velho conceito de propriedade intelectual está em xeque. Só de músicas passíveis de direitos autorais, mais de 35 milhões são baixadas todos os dias, sem que ninguém pague por elas. Um cenário que dificilmente vai mudar. Antes de tudo, por uma razão tecnológica. Se de um lado os avanços tornaram mais fácil acessar o conteúdo, de outro, passou a ser impossível exercer o mesmo controle de antes sobre ele.
Ainda que fosse factível, contudo, restaria uma questão das mais controversas. Existe um consenso de que a cópia para venda configura pirataria e deve ser punida. A polêmica gira em torno da pena para quem o faz para uso próprio, seja com fins de lazer, seja como inspiração para algum tipo de trabalho. Esse também é um infrator aos olhos da lei. Diz um especialista americano: "A percepção das pessoas sobre propriedade intelectual se transformou profundamente. Discute-se agora a mudança da lei – resta saber em qual direção."

(Cíntia Borsato. Veja, 12 de agosto de 2009, p. 87)

1. Considere as afirmativas seguintes:
I. O surgimento da internet está mudando o conceito de propriedade intelectual, direito que passou a ser alvo de discussões e de possíveis mudanças.

II. A lei que define os direitos de propriedade de obras de arte ignora os avanços tecnológicos, principalmente em relação ao acesso a elas pela internet.

III. Qualquer uso que se faça de obras de arte, como a música, é passível de ser punido como crime, caso haja desrespeito à lei que protege os direitos autorais.

De acordo com o texto, está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.

2. A opinião do especialista americano, no final do texto,
(A) delineia os rumos que devem ser tomados no
sentido de adaptar os recursos da tecnologia à lei de propriedade intelectual.
(B) vem comprovar a controvérsia que há, atualmente, em torno de um efetivo controle no respeito aos direitos autorais.
(C) tenta justificar certos usos de obras de arte, especialmente as músicas, que devem ser ouvidas por um maior número de pessoas.
(D) põe em debate a necessidade de se abolir a lei de propriedade intelectual, por sua inutilidade no mundo da tecnologia.
(E) defende o mesmo tipo de controle e até mesmo de punição para qualquer uso indevido da arte, sem respeito aos direitos autorais.

Instruções: Para responder às questões de números 10 e 11, considere o segmento reproduzido abaixo.
... permitir que cada criação fosse um elo numa cadeia de inovação que se estendia pelo futuro e assim beneficiava a sociedade. (1º parágrafo)

3. O sentido da afirmativa acima está transposto, com outras palavras, em:
(A) o ato de criação devia ter sempre maior importância em comunidades que se dispusessem a aplicar os novos conhecimentos em seu próprio benefício.
(B) a permissão para o uso de novas descobertas precisava partir de toda a sociedade, capaz de avaliar as inovações trazidas por novos estudos.
(C) as descobertas já feitas podiam limitar a ocorrência de novas idéias, com prejuízo de um futuro desenvolvimento científico.
(D) cada nova descoberta devia ser amplamente discutida, para ter seu uso divulgado por toda a comunidade.
(E) novas descobertas e sua ampla divulgação podiam ocorrer, até mesmo a partir de outros conhecimentos.

4. Os verbos grifados estariam corretamente substituídos, sem prejuízo do sentido, por:
(A) se estenderia e beneficiaria.
(B) se estendeu e beneficiou.
(C) estende-se e beneficia.
(D) se estenderá e beneficiará.
(E) se estendesse e beneficia-se.

5. Isso até o aparecimento da internet. (2º parágrafo)
O pronome grifado acima refere-se, no texto, a (A) cadeia de inovações tecnológicas que culminaram na expansão da internet.
(B) cenário de comunicação global que se estabeleceu no mundo moderno.
(C) popularização das obras de arte e dos avanços da ciência no século XVIII.
(D) permanência do espírito da lei de propriedade intelectual por 300 anos.
(E) crescimento extraordinário das trocas de informações pela internet.

GABARITO
1.    D
2.    B
3.    E
4.    A

5.    D

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